Joana Amendoeira

Joana / Projectos

Joana Amendoeira & Orquestra
Em 2007, Joana Amendoeira recebeu um dos maiores desafios da sua carreira até então, fazer um concerto com a Orquestra do Algarve (hoje Orquestra Clássica do Sul), dirigida pelo Maestro Osvaldo Ferreira,  a par do trio de Fado, composto por Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola de fado) e Paulo Paz (baixo acústico) e por Filipe Raposo (acordeão), como convidado especial. Os arranjos estiveram a cargo de João Godinho.

Foi de tal forma uma experiência gratificante que daí surgiu a ideia de se formar um Ensemble (um quarteto de cordas e outro de sopros) e assim nasceu o “Mar Ensemble”, propositadamente para o concerto especial que integrou a Festa do Fado 2008, no Castelo de São Jorge, em Lisboa e que acabou por se consumar num dos seus discos ao vivo, tendo recebido o Prémio Amália Rodrigues, para melhor álbum de Fado daquele ano.

A juntar aos arranjos inovadores de João Godinho, também surgiram arranjos para orquestra de autoria de Filipe Raposo, um dos músicos mais especiais da sua geração e um dos grandes cúmplices musicaise Joana Amendoeira.

Diversos convites, ao longo destes últimos anos, têm surgido para cantar com orquestras nacionais, como a Orquestra do Algarve,em Portimão, em 2007 e em Lagoa, em 2010 e a Orquestra Nacional do Porto, na Casa da Música, no Porto, em 2009, assim como com orquestras internacionais, em particular a St.Christopher Orchestra (Lituânia) em Vilnius e Kaunas, em 2010 e novamente em Vilnius, nos concertos de Fim-de-Ano, em 2011, e a Orchestra Accademia del Concerto (Itália), em Altavilla e Arzignano, em 2012.