À Flor da pele
Ao quinto álbum Joana Amendoeira reafirma, sem equívocos, que a definição actual de Fado não se demarca, irrefutavelmente do seu nome. À flor da pele, muito mais que uma confirmação, é o coroar de uma carreira brilhante, assente numa progressiva depuração de um estilo muito pessoal e único.
Falar de À flor da pele é falar também de poesia, e por isso não deixa de ser evidente o critério manifestado na escolha dos poemas presentes neste trabalho, tanto mais que alguns deles, foram “encomendados” a alguns dos mais prolíferos e criativos autores da nossa praça: Tiago Torres da Silva, José Luís Peixoto, Pedro Assis Coimbra, Rodrigo Serrão ou Hélder Moutinho, contando ainda com autores clássicos como Fernando Pessoa, Pedro Homem de Mello e Agostinho da Silva.
Custódio Castelo assinou a produção deste disco que contou com a participação dos músicos Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal, na viola de fado e Paulo Paz, no contrabaixo, que aqui se estrearam também como compositores.